Oramyan, filho de Oduduwa e herdeiro do seu trono, é cultuado no seu Templo de Oramyan em Ile Ife. Oramyan é o filho mais novo de Oduduwa. A casa de Oramyan é seu templo em Ile ife. Ele era o filho de Oduduwa encarregado de comandar as guerras. Este Totem mostrado é o cetro real usado por Oramyan (Os cetros são distinções de mando sob forma de bastões curtos usados por reis e outras autoridades importantes). Ele comparecia às guerras com este cetro. Chegava montado no seu cavalo. Quando os inimigos viam Oramyan chegar tentavam matá-lo. E ele se protegia com seu cetro/bastão. É possível ver neste totem/OPA ORAMYAN as marcas das tentativas de abater nosso rei yoruba. Quando Oramyan chegou em Oyo o seu cavalo tropeçou e ele caiu. E em seguida Oramyan retomou seu lugar e voltou a cavalgar. Ele decidiu morar em Oyo, teve filhos lá e depois partiu para Benin e teve filhos lá em Benin também. Todos os descendentes de seus filhos viistam Ile Ife no momento em que vão ser coroados nos seus Reinos. Seus filhos foram Reis em Oyo e em Benin e seus descendentes continuam ocupando estes dois Reinos de Oyo e de Benin. Em certo momento Oramyan decidiu descansar um pouco de comparecer às guerras. E afirmou que ia descansar até aparecer alguma guerra grande. Então Oramyan pegou o seu cetro/OPA ORAMYAN e enfiou na terra. E passados muitos dias, sua família sentiu a sua falta e todos pensaram que ele havia morrido. Procuravam por eles e anunciaram que a guerra estava chegando em Ile Ife. Oramyan ouviu, pegou o seu cetro/OPA ORAMYAN e partiu para Ibadan e chegou na casa de Alasa e viu muitas pessoas esperando. E pensou: "É verdade! A Guerra chegou na minha cidade!". Ele pegou sua espada e começou a lutar. E levaram esta notícia para sua família. Avisaram que Oramyan estava lutando. E seus familiares ficaram gritando: "Oramyan, a guerra não entrou em sua cidade. É mentira! Fazia muito tempo que você desapareceu e por isso falamos que a guerra tinha começado. Não falamos a verdade! Mentimos!". Oramyan ouviu isso e viu que estava lutando contra seu próprio Povo Yoruba. Lamentável engano! Então pegou um pouco de ervas preparadas em seu bolso e começou a curar todas as pessoas feridas. E sua espada foi fincada em um lugar chamado IRASA. E assim Oramyan voltou para casa, falou para seus familiares que estava chateado por eles terem provocado aquela inútil guerra. Todos pediram desculpas. Oramyan aceitou as desculpas e falou que nunca mais apareceria para seus familiares. Mas estaria presente em casos de guerras atingindo sua cidade. E depositou o seu cetro/OPA ORAMYAN no lugar onde hoje existe um templo dedicado ao culto de Oramyan em Ile Ife e nunca mais foi visto por seus familiares. A foto que postamos aqui é do Templo de Oramyan de Ile Ife. Visitem Ile Ife. Ile Ife é a cidade da primeira morada dos Orisas aqui na Terra, nossa morada temporária até a volta os mundo espiritual, ao Orun. #Oramyan #Yoruba # CulturaYoruba #IleIfe #Oduduwa @ItapaIgboIle
![](https://static.wixstatic.com/media/93886f_55b36a74d595494c9a5f221e0cd64cdb~mv2.jpg/v1/fill/w_240,h_320,al_c,q_80,enc_auto/93886f_55b36a74d595494c9a5f221e0cd64cdb~mv2.jpg)
Ife
As pessoas que cultuam Orisas em países da diáspora africana amam visitar os templos dos orisas cultuados em seus países.
O Templo de Oramyan de Ile Ife é bastante visitado. Na sua próxima viagem à Nigéria visite os templos de Ile Ife. Muitos deles foram recentemente reformados pelo atual Ooni de Ile Ife.