top of page

O que você sabe sobre Orisas na Tradição Religiosa Yoruba - Parte 4

Foto do escritor: ObaOjeleDeIfeObaOjeleDeIfe

Nas postagens anteriores, tratamos sobre Orisas amados do Povo Yoruba. Esta é a 4.ª postagem trazendo uma indagação: O que você sabe sobre Orisas na nossa Tradição Religiosa Yoruba? Já leu as anteriores? Caso tenha perdido algumas delas é só buscar aqui no nosso BLOG. Acompanhe as postagens do BLOG. Nesta postagem tartaremos sobre os Orisas Sango, Oya, Osun e seu festival anual em Osogbo, Egbe, Ibeji e outrps assuntos. Escrevemos um pouco sobre oferendas e sobre medicina, ou seja. produtos que fazemos com ervas e aprendidos, oralmente, ao longo de nossas vidas, com nossos familiares, com sacerdotes e outros herbaristas.


Na foto, eu, Faseyi dada, preparo produtos com ervas para saúde, prosperidade, proteção e inúmeros fins.

Orisa Sango é também cultuado no Brasil. Sango era um poderoso rei com poderes mágicos, ele era conhecido como o rei do trovão. O espírito de Sango sobe para confrontar e enfrentar os maiores desafios. Sango é o símbolo da coragem. Sango é o espírito dos raios e trovões. Sango está com olhos brilhando como o fogo. Sango é o famoso na cidade. Sango usa centenas de cartuchos para assustar seus inimigos.


Comitiva do Ooni de Ile Ife recepcionada por Sango nos Estados Unidos.


Sango usa pedaços de parede quebradas para derrotar seus inimigos Sango é o símbolo de coragem. Sango é o espírito dos raios e trovões. Nós o honramos, Sango! Sango é o símbolo da coragem, Sango tem a capacidade de mostrar uma verdade imediatamente. Sango defende que a verdade pode machucar como o fogo. Ele tem a habilidade de mover pessoas e coisas com poder. Sango é o Orisa ardente e orgulhoso do trovão, do relâmpago e da justiça retributiva.



Um devoto de Sango dança sempre arremessando seus pés e pernas. Quem não dança assim, será que desacredita de si mesmo como devoto de Sango? Isso ocorre porque durante a vida de Sango, na experiência terrestre, ele era um dançarino muito gracioso, particularmente para o rufar de música, acompanhada por um tambor nigeriano, conhecido como Bata. Sango sempre atirava as pernas de uma maneira graciosa


Sango: Recepção ao Ooni de Ile Ife em evento em Londres

Um casal de Orisas muito conhecidos, cutuados e amados no Brasil é Sango e Oya. Oya é a companheira de Sango. Oya (conhecida por o nome de Yansã no Brasil) é a Orisa de tempestades e mudanças. Oya é uma muito temida devido aos seus poderes. Oya pode criar uma tempestade tão forte que pode destruir cidades sobre cidades. Os ventos e a iluminação são comandados por ela.


Oya, poderosa Orisa do Povo Yoruba!

Já a Orisa Osun, a encantadora e forte Orisa da riqueza, da beleza, da magia e do rio que tem seu nome é bastante conhecida no Brasil. Louvamos o Espírito de mistério, o Espírito que me limpa de dentro para fora! Louvamos ao Espírito do Rio! Osun é adorada sendo a imagem de cuidado, doadora de crianças e ofertando felicidade e harmonia nos lares.


Osun/Rio sagrado

Osun usa água para curar as pessoas. Osun, Orisa do amor, da fertilidade em todos os sentidos e de multiplicação de crianças, de dinheiro, de sucesso, da boa sorte, da esperança, da proteção. Orisa Osun é a guardiã do nosso amor. Sempre que estamos com necessidade de auxílio em assuntos relativos ao amor, lembramos de Osun e de invocá-la, quer para a atração amorosa ou para proteção nos nossos assuntos amorosos.

Osun que está cheia de compreensão , Quem cava a areia e enterra dinheiro lá, A mulher que toma a estrada e leva os homens a fugir, Osun, o rio que o rei não pode esgotar, Aquela que faz as coisas sem ser questionada, Aquela que tem seios grandes e robustos, Aquela que tem folhas de palmeira frescas, A enorme mulher, poderosa, que não pode ser atacada.


Grove/Bosque de Osun, Rio Osun em Osogbo, estado de Osun, Nigéria.

O Festival de Osun acontece na 1.ª quinzena de agosto em Osogbo, estado de Osun, na Nigéria. O Festival acontece na cidade de Osogbo, em suas ruas e no Rio Osun, local do grove/bosque e Templo. Um grande número de turistas de outras cidades e países comparecem ao Festival. Dentro da vasta programação do festival, a Arugba de Osun. a garota que leva o Igba/assentamento de Osun à sua cabeça até o Rio Osun, sagrado rio de culto a Orisa Osun, é bastante concorrida.


Arugba é esta garota que leva a sua cabeça o Igba de Orisa Osun até o rio sagrado no Grove sagrado de Osun, em Osogbo,

Dias importantes na programação do Festival anual de Osun em agosto:

1) Iwopopo (Congratulando-se com os seres humanos e espíritos para a cidade de Osogbo) 2) Oloju Merindinlogun (Osanyin 16 Lâmpadas) 3) Grand finale (Procissão com os devotos de todo o mundo para o rio Osun para o culto) 4) Ikorodo (Segunda parte da procissão até o rio Osun para o culto)



O Orisa Osanyin é o Orisa da sabedoria, do mistério das plantas, medicina e magia. Guardião dos saberes de cura com as ervas, as folhas que colhemos nos nosso bosques.


Na foto, este grupo leva oferendas à Egbe, na comemoração anual em agosto, a ossa tradição Religiosa Yoruba, chamda em yoruba ÌSÈSE LÀGBÀ!

Egbe é considerado como o nosso grande salvador. Egbe é o símbolo da nossa amizade com nossa comunidade no ORUN, nossos amigos espirituais. Esta energia pode nos libertar de doenças. Adorando Egbe quebramos um pacto com o nosso sofrimento. Egbe nos salva ou nos mantém neste universo. Independentemente da fonte do problema, independentemente do tipo de sofrimento. Egbe - nossos amigos espirituais do mundo invisível - sempre podem nos ajudar, eles vão nos dar saúde, fazer-nos fortes, trazer-nos sucesso, por isso a nossa vida será valiosa. Nossas orações para Egbe serão fundmentais para nossas vidas, para que possamos nos libertar de idéias e sentimentos destrutivos. Pertecemos ao nosso Egbe, comunidade espiritual, viemos de lá e para lá regressaremos. Por isso, nunca podemos esquecer nossos companhieros espirituais e nossa real morada no ORUN.


Orisa Ibeji e as crianças gêmeas são cultuadas em minha cidade Ile Ife

Cultuamos também Ibeji. E temos com bastante carinho os filhos gêmeos. O Povo Yoruba julga que é uma grande honra e sorte ter filhos gêmeos. B'eji b'eji 're B'eji b'eji 'la B'eji b'eji 'wo Iba omo ire. Dar à luz gêmeos traz boa fortuna. Dar à luz gêmeos traz abundância Dar à luz gêmeos traz dinheiro. Gêmeos são filhos que trazem sorte grande aos seus pais e toda a familia.


nosso Templo de Obatala em Ile ife/ Obatala Holytemple


Na nossa tradição religiosa yoruba cultuamos nossos orisas diariamente! Oramos, fazemos oferendas, agradecemos e falamos sobre as maravilhas trazidas pelos Orisas às nossas passageiras vidas neste universo. E isso acontece em nossas casas, nos nossos templos e em nossos festivais.

Um pouco de oferendas,

um pouco de medicina/produtos feitos por nós com ervas,

é o que mantém o único que não morre vivo.

A oferenda é uma parte importante da vida! É suposto ser. Não é algo a lamentar! É algo para aspirar!

64 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


ObaOjeleDeIfe
ObaOjeleDeIfe
Apr 16, 2018

Agradecemos pelos comentários, visualizações e curtidas desta postagem! Você pode ser um membro do site. Basta fazer seu registro no alto da página, a direita: Membro do site?. Clique e faça seu registro.

Like

Alabalase Ile Ife
Alabalase Ile Ife
Apr 16, 2018

Leiam as postagens anteriores sobre Orisas na Religião Tradicional Yoruba/ISESE!

Like

Babalorisa Faseyi Dada
Babalorisa Faseyi Dada
Apr 16, 2018

Agradeço a todos vocês que leram um pouco mais sobre a nossa tradição religiosa yoruba! Continuem acompanhando as nossas postagens!

Like

© 2023 por ItapaIgboIleIfe. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page