top of page

O que você sabe sobre Orisas na Tradição Religiosa Yoruba -Parte 3

Foto do escritor: ObaOjeleDeIfeObaOjeleDeIfe

Em muitas cidades nigerianas em que nosso Povo Yoruba vive, encontramos cultos a Obatala. Obatalá é o mais antigo, o sábio e o gentil arquiteto do pano branco que modela os corpos das pessoas. Obatalá é a divindade da luz, a fonte de criação. Obatalá é o grande Pai da Humanidade. Obatalá é o comandante do desejo à realidade espontânea. Obatalá é o possuidor de honra global como Olodumare. Obatalá simboliza a paz e tranquilidade. Obatalá, o Rei da pureza! Se o mundo vive por princípios ditados por Obatala, atingirá definitivamente a excelência moral e a prosperidade, além da expectativa. Na foto abaixo o nosso Obalesun do Templo de Obatala de Ile Ife.



Obatalá criou a criança e sua mãe. Depois de fazer o bem para o pai. Obatalá enviou a criança para entrar e recolher o seu próprio bem. Obatalá moldou a superfície interna da mão chamada palma. Obatalá moldou a parte maciça do corpo chamado de peito. Obatalá criou a água da esfera de refração chamada olhos. Ele moldou o pequeno pote chamado crânio. Obatalá, Dono da escolha. Agba NLA é o nome para o Mundo Terreno. Apejin é o nome para o solo terrestre. Olonimoro é o nome do titular para Osala Oseremogbo. Obatala, o dia em que você criou dois mil seres humanos! Foi no mesmo dia em que você criou duas centenas de árvores dentro da floresta. Dentro e entre os vinte mil humanos que estavam sendo criados. Eu te imploro, Obatala, para nos alinhar. Na foto abaixo, o nosso Obalesun, o mais importante Sacerdote do culto de Obatala para a Religião Tradicional Yoruba.



Eu respeito o Espírito do Rei de pano branco, que é elogiado no Bosque Sagrado. Proprietário do antigo mistério do Pano Branco e Espírito que é elogiado no dia sagrado de culto na Floresta. Guardião das pessoas com deficiências físicas. Rei de todas as gerações futuras.

Obatalá é o Orisa responsável por moldar as cabeças humanas e as consciências humanas. Obatala modela ORI/cabeça à mão a partir de argila. Nem todos Oris são criados iguais. Alguns Orís foram criados para serem mais perfeitos do que os outros. Obatalá faz cada ORI, um a um à mão. Obatalá, Deus de criatividade, da paz interior, da harmonia, da pureza, o proprietário de todas as bênçãos, aumentai a minha sabedoria! Obatalá simboliza a unidade primordial cósmica, harmonia, integridade pessoal e pureza moral. Obatala, o Rei que prospera, o Rei da pureza. Obatalá, nós o saudamos hoje e damos graças por sua sabedoria e paciência. Falar de Obatalá é falar da alma e do espírito paterno de toda a humanidade. Obatalá é o amor e guia para a sua expressão máxima. Obatalá é a divindade da Luz e a fonte da Criação. Obatalá é paciente. Obatalá é silencioso. Obatala será sempre destacado por seus filhos e lhes permitirá ter sucesso.



Nós seguimos um calendário yoruba para cultos e oses. Nosso calendário é composto de quatro dias (Obatala/Ifa/Ogun/Sango e a cada dia os orisas associados). Já aqui no Brasil é comum que as pessoas cultuem Oxala na sexta-feira. Na nigéria é cultuado a cada 4 dias. O dia do seu culto abre a semana yoruba e a semana acaba com Sango e na seguinte sequência: Obatala - Ifa - Ogun - Sango.



O culto de duas pessoas da família de Obatala (Olufon e Ogyan, filhos de Obatala) no Brasil nos traz muitas alegrias. O primeiro filho de Obatalá e Yemoo na Terra foi chamado OLUFON. Olufon fundou depois o Reino de Ifon. Ainda hoje o Rei de Ifon mantém visitas regulares ao nosso Templo de Obatala de Ife e participa do nossoFestival anual, em janeiro. Obatalá tinha 201mulheres e entre elas as suas preferidas eram as duas esposas Yemoo e Oje. Uma criança do sexo masculino nasceu em Iwa Orun (transição entre o Orun/mundo espiritual e Aye/Terra); a criança se chamou Obalesun que significa "que o rei pode dormir". O chefe da nossa religião e o mais importante sacerdote de Obatala para a Religião tradicional Yoruba é chamado Obalesun. Na foto abaixo o nosso atual Obalesun.


Agora conheça ps nomes de algumas Crianças/filhos de Obatala também cultuados na Nigéria: Obalesun, Olufon, Ogyan, Oladikan Olaosa, Nini, Ainin, Obalurin, Obalele, Obaluru, Oni are, Orisawusi, Orisa gbuyin, Ojularere, Oribamito Orisa, Oluwe, Akala Orisa, Olomo, Oso, Lemo Orisa, Obaluaye, Orisa ko akomi, Akire, Yeyeletiko, Loogun Ekun, Lori Omo, Lajogun, Yeye Lominrin, Yeye Meso, Aje Ogungun Nuso, YeyeLotun, Alore, Yeye Niwe, Omonla, Obalepon.



Outro Orisa cultuado amplamente cultado na Nigéria é Esu (leia-se Exú), a divindade peralta e poderosa das travesuras que oferece/encaminha os sacrifícios aos seus Orisas destinatários, e serve como um policial divino e mensageiro. Esu, para os Yorubas, é real. Como outras divindades, ele existe na forma de espírito. Ele está firme com as responsabilidades de relatar as atividades do homem e divindades à Olodumare. Ele é uma espécie de diretor de relações especiais para Olodumare. Esu ocupa um lugar especial de destaque entre Olodumare e entre seus pares. Olodumare confia nele o suficiente para agir de acordo com seu julgamento. Aqueles que são favorecidos por Esu encontram graça diante de Deus. Isso indica que Esu tem um acesso direto à presença de Olodumare/Deus. Esu, Divino Mensageiro de Transformação, Mensageiro Divino para falar com o poder, o homem das encruzilhadas dança ao som do tambor. Ultrapassa o conflito. Vai além, é o espírito do céu. Unir os pés instáveis do desmame de crianças. Na foto acima visito o acervo do MASP/SP e junto da estatueta qe representa Esu.



No dia 25 de dezembro, nos últimos três anos na Nigéria, vem acontecendo uma caminhada a favor de Esu. O lema da caminhada é: Esu não é satanás !!! Remonta ao período da colonização na África a equivocada ideia de comparar o satanás, presente nas escrituras judaica e Cristã, ao nosso Orisa Esu. Diferente do que certas missões cristãs difundiram na África e em outros países: Esu não é o satanás!!!! Inexiste satanás na tradição religiosa yoruba. Nas tentativas de traduzir a bíblia cristã para o yoruba, nas tarefas de difusão do cristianismo nos países africanos colonizados por países cristãos, algum tradutor resolveu a dificuldade de traduzir a palavra satanás para o yoruba e resolveu o impasse da inexistência de satanás na Religião tradicional Yoruba e usou a palavra Esu para significar Satan. Assim o importante Orisa Esu virou satanás. Como falam os jovens brasileiros em sua giria: Só que não! Ou seja, não é para confundir Esu e satanás.



Esu ocupa um lugar especial de destaque entre Olodumare e entre seus pares. Olodumare confia nele o suficiente para agir de acordo com seu julgamento. Aqueles que são favorecidos por Esu encontram graça diante de Olodumare/DEUS. Os seres humanos foram criados para um propósito. Olodumare, portanto, encomendou Esu, como o Inspector Geral de recebimento de oferendas e rituais.



Ogun é também muito conhecido no Brasil e bastante cultuado na Umbanda e no Candomblé. Quando pensamos em Ogun, pensamos sobre ferreiros e fabricantes de ferramentas de ferro. Ogun é guerreiro, caçador e agricultor. Ogun é o Orisa da lealdade e amizade ao longo da vida. Ogun é o mestre dos segredos, habilidades, é o hábil artesão, profissional de criações. Que Ogun continue nos mostrando o caminho certo sempre ! Ogun, o poderoso, temperado e solitária divindade de ferro, guerra e justiça. Ogun diz respeito a uma natureza primordial para lutar, sobreviver e evoluir. Ogun está relacionado com negócios, tecnologia de guerra e ação. Ogun possui força física e resistência usadas para o bem. Ogun possui energias para lidar com o progresso constante. Ogun, o Orisa generoso, construiu uma casa grande, sem janelas e portas, para que as pessoas pudessem vir livremente e saber sobre as coisas boas. Ogun não é simplesmente a divindade de ferro. Ogun é a divindade de todas as coisas relacionadas com ferro, em particular a tecnologia e a guerra. Nós invocamos Ogun para atrair novas oportunidades para nossas vidas para que possamos progredir e prosperar.



Ogun, Orisa de criatividade, guardião da estrada, patrono dos caçadores, prestador de carne, o zagueiro da cidade e o Senhor de todos os que trabalham com metais. É Orisa da expressão divina da tecnologia. Ogun é o Orisa que abre o caminho de todos os obstáculos e abre o caminho para a prosperidade. Ogun, o proprietário da casa do dinheiro. Ogun serve como o patrono dos ferreiros, o criador de caminho. Ele abre os caminhos para as bençãos e protege as nossas vidas. Ogun ensina a lição de moderação. Ogun é o responsável pela defesa e planejamento estratégico, tecnologia, ciências, meios de transportes e artes. Ogun protege o ser humano. Sem a arte a vida seria extremamente chata e maçante. E sem ciências a vida seria muito curta e brutal. Ogun é aquele que mostra aos seres humanos o caminho certo. Ogun é o Deus da criatividade, Guardião da estrada e Patrono dos caçadores. Ogun é o Defensor da cidade, da guerra e de todos os que trabalham com metais. Ogun, o forte da terra. Ogun, o possuidor de dois facões. Um dos facões para preparar a fazenda e com outro facão limpa a estrada. Ogun é o Deus da civilização e da motivação. Ogun mostra aos seres humanos o caminho certo. Na foto abaixo o Ooni/Rei de Ile Ife no Festival de Olojo, importante festival relacionado à Ogun e ao 1.º dia da experiência terrestre dos Orisas.



É muito importante Homenagear e fazer oferendas a Ogun, uma divindade digna de cultos. Ogun, Chefe e Proprietário de força e poder. Nós o saudamos! Homenageamos a Ogun da fundição de ferro do mundo. Homenagem à Ogun da fundição de ferro do Orun/Mundo espiritual. Ogun, proprietário do poder. Nós saudamos você! Ogun dança no exterior da casa e vai caminhando para a estrada aberta. Qualquer que seja a divindade que não respeita, Ogun afirma que tal atitude não será sem nenhuma consequência, vai comer seus inhames com as mãos (sem uma faca) inúmeras vezes. O Deus da guerra, da caça e da exploração do ferro, Ogun serve como o patrono dos ferreiros, guerreiros e todos os que usam de metal em suas ocupações. O Povo Yoruba considera Ogun temível e terrível em sua vingança. Energia de Ogun lida com o progresso constante e a mais recente tecnologia. Ogun não lute contra nós! Nós pertencemos a você, Ogun! A luz que brilha em Ogun não é fácil de se ver. Ogun, nunca veremos o vermelho do seu olho! Ogun não nos rejeite! Invocamos Ogun para atrair novas oportunidades para nossas vidas e para que possamos progredir e prosperar. Não desanime muitas vezes é a última chave do grupo é que abre a fechadura. Verdadeira força é manter-se extremamamente confiante e forte, quando todo mundo espera que você desmorone. Possa Ogun mostra-nos sempre, a nós seres humanos, o caminho certo.




45 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 commenti


Dudu Ribeiro
Dudu Ribeiro
29 ago 2020

Saúdo o Senhor, Bábá Obá Ojele, por pertencer a uma Cultura tão rica em conhecimentos e ser humilde e simples de coração! Mojubá 🙏🏻

Mi piace

ObaOjeleDeIfe
ObaOjeleDeIfe
16 apr 2018

Agradecemos pelos comentários, visualizações e curtidas desta postagem! Você pode ser um membro do site. Basta fazer seu registro no alto da página, a direita: Membro do site?. Clique e faça seu registro.

Mi piace

Alabalase Ile Ife
Alabalase Ile Ife
16 apr 2018

O Festival do Orisa Obatala acontece sempre em janeiro. Obatala, Orisanla, Oosa, Oxalá, o grande Orisa!

Mi piace

Babalorisa Faseyi Dada
Babalorisa Faseyi Dada
31 mar 2018

Deixo aqui o nosso convite para que conheçam o nosso Templo de Obatala de Ile Ife, Obatala Holytemple e participem Annual World Obatala Festival in Ile Ife, Nigeria. O Festival acontece sempre em janeiro! E Obatala abençõe todos!

Mi piace

© 2023 por ItapaIgboIleIfe. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page